Diarreia neonatal em bovinos

André Luís Silva, engenheiro agrônomo residente agrícola na empresa Gestão Pecuária Agricultura Ltda.

A diarreia é a doença que mais afeta os bezerros jovens. Essa enfermidade resulta em importantes prejuízos econômicos nas criações de bovinos e representa sempre comprometimento da produção da propriedade, devido a alta taxa de mortalidade. Mundialmente, estima-se uma perda entre 20% e 52% dos animais leiteiros devido à diarreia e um custo global com doenças entéricas equivalente a US$ 33,46 bezerro/ano (R$ 154,59 bezerro/ano).

No Brasil, não há dados oficiais sobre as taxas de morbidade e mortalidade de bovinos por diferentes enfermidades. Em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a diarreia, a tristeza parasitária e a pneumonia são apontadas como as principais causas de gastos com tratamento de bezerros. Alguns relatos indicam a mortalidade entre 10,3% e 34%.

A diarreia neonatal dos bezerros é uma síndrome resultante da interação entre agentes infecciosos como bactérias, vírus, protozoários, parasitas, e fatores não infecciosos como alimentação, meio ambiente, manejo e condições sanitárias dos animais.

Patógenos que causam diarreia em bezerros jovens:

Fonte: THOMSON. et al., 2017.

Os sinais clínicos podem variar de acordo com a etiologia. Os principais sinais clínicos em bezerros acometidos são:

  • Diarreia;
  • Desidratação;
  • Hipertermia;
  • Fraqueza;
  • Salivação;
  • Perda de peso.

Elementos úteis para o diagnóstico:

Média da idade dos bezerros afetadosSinais clínicosProvável diagnóstico etiológico
1 a 3 diasDiarreia muito líquida e amarela Desidratação grave e rápida (olhos fundos e elasticidade da pele diminuída) Fraqueza e extremidades friasColibacilose (ETEC= F5 E. coli)
4 a 11 diasDiarreia mucoide Hipertermia Anorexia, dores abdominais Desidratação progressivaRotavírus, Coronavírus, Cyplosporidium
> 11 diasDiarreia bastante líquida e com estrias de sangue Hipertermia severa (>41ºC)Salmonela
> 18 diasDiarreia preta com pouco sangue e cólica   Diarreia mucoide, hipertermia Salivação, anorexia, epíforaCoccidiose devido Eimeria zuernii   Diarreia viral bovina

Fonte: Millemann, 2009.

Manter a higiene e a sanidade da propriedade é essencial para prevenir a diarreia neonatal. Algumas ações práticas podem ser realizadas como forma prevenção, como:

  • Realizar a Higiene e limpeza do ambiente;
  • Fornece colostro de qualidade, na quantidade e no tempo adequado;
  • Manter o ambiente sem umidade excessiva;
  • Possuir instalações adequadas;
  • Evitar o convívio de bezerros de diferentes idades em um mesmo local;
  • Evitar a superlotação de bezerros;

Os animais com diarreia devem ser mantidos em isolamento e realizar o tratamento por meio da hidratação oral com soro. Caso o bezerro seja incapaz de se alimentar e esteja desidratado, a hidratação deve ser por meio de infusão intravenosa. Quando há caso de animais deprimidos e/ou com febre o uso de medicamentos e até mesmo antibióticos são recomendados como forma de tratamento, porém é recomendado auxílio de um veterinário.

Além dos prejuízos econômicos devido a mortalidade, a doença contribui também para diminuir a taxa de crescimento dos animais, reduzir a eficiência de utilização dos alimentos e, principalmente, diminuir a resistência do sistema imune a outras doenças importantes. Por isso devemos sempre realizar as ações de prevenção a essa doença.

Referências

BITTAR, C. M. M.; SOARES, M. S. Diagnóstico de diarreia neonatal em bezerros, MilkPoin, 2011. Disponível em: https://www.milkpoint.com.br/colunas/carla-bittar/diagnostico-de-diarreia-neonatal-em-bezerros-69888n.aspx. Acesso em: 01 de abril de 2022.

BOTTEON, R. C. C. M.; BOTTEON, P. T. L. ; SANTOS, J. C. B.; PINNA, M. H.; LÓSS, Z. G. Frequência de diarreia em bezerros mestiços sob diferentes condições de manejo na região do médio Paraíba. Rio de Janeiro. Minas Gerais. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v. 45, n. 2, p. 153-160, 2008.

Como tratar a diarreia em bezerros leiteiros. Blog Fundação Roge, Delfim Moreira, 2020. Disponível em: https://www.fundacaoroge.org.br/blog/como-tratar-a-diarreia-em-bezerros-leiteiros. Acesso em: 01 de abril de 2022.

GUIMARÃES, B.; RABELO, M. C. Diarreia neonatal – Criptosporidiose bovina: o que é e como controlar. Reagro Brog. Disponível em: https://rehagro.com.br/blog/diarreia-neonatal-criptosporidiose-bovina-o-que-e-e-como-controlar/. Acesso em: 01 de abril de 2022.

MILLEMANN, Y. Diagnosis of neonatal calf diarrhoea. Revue De Medecine Veterinaire, v.160, p. 404-409, 2009.

OLIVEIRA, K. D. R., Caracterização dos diferentes tipos diarreias neonatal em bezerro: revisão de literatura. Orientador: Muriel Magda Lustosa Pimentel. 2018. 22 f. TCC (Graduação) – Curso de Medicina Veterinária, Centro Universitário Cesmac, Maceió, 2018. Disponível em: https://ri.cesmac.edu.br/bitstream/tede/475/1/Caracteriza%C3%A7%C3%A3o%20dos%20diferentes%20tipos%20de%20diarreia%20neonatal%20em%20bezerros%20revis%C3%A3o%20de%20literatura.pdf. Acesso em: 01 de abril de 2022.

THOMSON, S. et al. Bovine cryptosporidiosis: impact, host-parasite interaction and control strategies. Veterinary Research, v. 48, n. 1, p. 1-16, 2017.

PIANTA, C. Diarreia neonatal de origem bacteriana em bovinos. Ciência Rural, v. 23, n. 1, p. 107-115, 1993.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *