Estresse térmico, como lidar?

Mário Eustáquio Cangussú Júnior

Sendo o Brasil um país majoritariamente tropical, nosso gado sofre muito com as altas temperaturas, o que pode levar a problemas reprodutivos, redução da produção, entre outras enfermidades.

Esses problemas podem ser amenizados com algumas atitudes simples:

  • Sombra natural: O plantio de árvores gera uma sombra natural de qualidade; Área de sombra = 2m²/animal.
  • Sombra artificial: A construção de áreas com sombrite fornece uma sombra homogênea e de fácil construção; No período seco, 2m²/animal. Já no período chuvoso, no mínimo 4m²/animal. Deve-se usar sombrite com 80% de interceptação luminosa.
  • Água fresca: Fornecimento de água fresca e de qualidade nos bebedouros; ter espaço de, no mínimo, 10cm/animal.
  • Uso de ventiladores: A ventilação forçada ajuda no controle de temperatura em ambientes mais fechados, além disso auxilia na melhora da qualidade do ar. Esses ventiladores devem ser colocados nas áreas de cama, pista de alimentação e/ou sala de espera; com a ventilação direcionada ao dorso do animal e com velocidade do vento de no mínimo 2m/segundo.
  • Molhar as vacas: O uso de aspersores juntamente com a ventilação forçada gera uma grande redução da temperatura dos animais. A quantidade de água por vaca e o número de banhos podem variar, conforme o clima da região, produtividade das vacas. Mas, via de regra, em Minas Gerais, deveríamos fazer ciclos de 45 – 60 minutos, com um minuto de molhação e 5 minutos de ventilação. Quanto ao número de banhos, o mais comum é vermos 2 a 3 banhos diários, que são próximos ao horário da ordenha. Porém, estudos mais recentes têm mostrado que 6 a 8 banhos diários levam a mais tempo de descanso, maior ingestão de matéria seca e logicamente maior produção.

Com essas dicas simples, podemos reduzir os impactos do estresse térmico, tendo animais mais confortáveis, com melhor sanidade, bons índices reprodutivos e excelente produção de leite. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *